O Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) realizou, no último sábado (11), a primeira reunião geral da Monitoria neste semestre. O objetivo foi embasar a atuação dos monitores na Pedagogia Inaciana, método de ensino e aprendizagem adotado pela Dom Helder.
 
Os trabalhos tiveram como tema ‘A Monitoria Acadêmica da Dom Helder: fundamentações para uma prática’ e foram conduzidos pelos professores Franclim Sobral Brito, Coordenador do Direito Integral, Anacélia Santos Rocha, Pró-Reitora de Ensino, Edmilson Ferreira, Coordenador do EAD, e Rogério Vieira, Coordenador do NEP. Eles integram a comissão gestora da Monitoria Acadêmica.
 
Nova abordagem
 
Uma das metodologias utilizadas na reunião foi o cinema comentado, com a exibição de um episódio da série britânica Balck Mirror, que aborda, dentre outros temas, o lugar do sujeito dentro das novas relações sociais, considerando aspectos como a empatia, avaliação e a relação estabelecida com os pares. 
 
“Os aspectos refletidos foram relacionados com o papel do monitor acadêmico e as potencialidades oferecidas pela Pedagogia Inaciana”, contou Rogério.
 
Protagonismo discente
 
Com um número recorde de monitores selecionados, o foco dos trabalhos neste semestre será a conscientização para a importância do protagonismo discente, com o acompanhamento e a motivação para os exercícios acadêmicos, preparação para aula, colóquio final e metodologia de aula.
 
Após a reunião foi oferecido um almoço aos monitores, que em seguida puderam aproveitar o espaço oferecido pelo Campus II para lazer, descanso e esportes, favorecendo a aproximação entre eles e a troca de experiências.

Confira as fotos: