Os Encontros Acadêmicos foram retomados neste semestre com a turma D1MA e trouxeram novidades. Além da significativa atividade de formação humana e introdução ao mundo do ensino superior, a programação foi enriquecida por atividades desportivas orientadas pela nova integrante da equipe, a monitora Cassiana, graduada em Educação Física pela UFMG e responsável pela dinamização esportiva do encontro.

A atividade de formação humana ocorreu no auditório e teve dois momentos fortes: o primeiro foi a dinâmica inicial que proporcionou uma rica discussão em torno da capacidade de enfrentar medos e desafios diante de situações desconhecidas. Muitos abordaram o assunto chamando a atenção para o momento que estão vivendo, em que o grande desafio se apresenta como a entrada no mundo do curso de Direito; o segundo foi o vídeo intitulado Vencer é uma decisão, a partir do qual o tema do sucesso foi tratado como resultado de decisões e ações bem discernidas e realizadas.

Foi realizada uma pequena gincana e a turma foi divindade em duas equipes. Uma delas adotou o nome de MAGIS reportando-se à pedagogia inaciana, pois esse conceito é um dos seus mais importantes princípios, contendo a ideia de que a excelência passa por um processo contínuo de buscar sempre o melhor, para se tirar o maior proveito possível. Também traz a ideia de que se deve oferecer o melhor de si sempre. Outra equipe adotou o nome de Chow-Chow reportando-se à mascote da casa, a cadela Yan.

As atividades foram realizadas num clima de muita descontração e adesão dos alunos. As duas equipes se esmeraram, deixando a competição empatada. A torcida não ficou para trás. “Foram momentos muito agradáveis”, conta Cassiana.

Uma das atividades destacou-se pela forma inovadora de ser realizada: a queimada real. Esse jogo, com personagens e funções curiosas, à moda de um jogo de xadrez, trouxe maior dinamicidade e desafio aos jogadores, exigindo maior capacidade de percepção e estratégias. Como de costume, à tarde, a turma pode desfrutar de todos os espaços de lazer: piscinas, sauna, tênis de mesa, bicicleta, jogos de mesa, caiaque, tiro ao alvo e caminhada livre pelo Campus 2.

O Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) agradece a todos os participantes por aceitarem o convite e pelo engajamento nas atividades. O próximo encontro acadêmico está agendado para a turma D1NA no dia 30/09/2017.

Confira as fotos: