Mesmo com um período mais curto e corrido, o Núcleo de Ensino Personalizado (NEP) realizou cinco Encontros Acadêmicos no segundo semestre, no Campus II – Dom Helder/EMGE, tendo a participação de 124 alunos do curso de Direito e 52 de Engenharia.

“Formação, socialização e diversão são palavras que resumiriam bem o que foi oferecido nas atividades e dinâmicas realizadas durante os encontros”, conta a monitora Cassiana Leite, que conduziu as atividades desportivas. Já as dinâmicas e momentos de formação foram orientados pelos professores Edmilson Ferreira, coordenador do EaD, e Rogério Vieira, coordenador geral do NEP.

“As atividades de formação humana ocorreram no auditório e tivemos momentos fortes, com dinâmicas ricas para discussão em torno da capacidade de enfrentar medos e desafios diante de situações desconhecidas. Muitos abordaram o assunto chamando a atenção para o momento que estão vivendo em que o grande desafio se apresenta como a entrada no ensino superior”, afirma Cassiana.

Em um segundo momento, os professores apresentaram um vídeo intitulado Vencer é uma decisão, a partir do qual o tema do sucesso foi tratado como resultado de decisões e ações bem discernidas e realizadas.

Veteranos

Neste semestre, também foram realizados encontros com turmas mais avançadas, como as do 8º (Direito Integral) e 5º período do curso de Direito (Convencional), e com as turmas do 1º período da EMGE (Escola de Engenharia de Minas Gerais), nos quais também foram trabalhados outros temas como espiritualidade e conscientização ambiental. O conhecimento e uso da estrutura do Campus II foram grandes aliados para tais reflexões.

Diversão

Graduada em Educação Física pela UFMG, a monitora Cassiana foi a responsável pela dinamização esportiva do encontro. Uma atividade que teve grande receptividade foi a Queimada Real, na qual os alunos eram personagens à moda de um jogo de xadrez, e possuíam funções curiosas. O jogo trouxe maior dinamicidade e desafio aos jogadores, exigindo maior capacidade de percepção, tomada de decisão e criação de estratégias.

“O envolvimento dos alunos com as atividades e os vários momentos agradáveis que tivemos deixaram uma bagagem engrandecedora para todos, e também um desafio para a equipe, de continuar se dedicando a sempre melhorar, promovendo encontros tão prazerosos e ricos de reflexões quanto esses”, finaliza Cassiana.

Confira as fotos: