A Dom Helder Escola de Direito preparou uma programação especial para receber os calouros do 1º semestre de 2018. As atividades foram realizadas nesta quinta-feira (8), no auditório, com acolhida da professora Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de Ensino. “É com muita alegria que damos início a mais um semestre letivo, acolhendo os novos alunos. Além das boas vindas, vamos apresentar hoje alguns esclarecimentos sobre os Encontros Acadêmicos, o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), o site da Escola, entre outros temas, para que vocês conheçam melhor a instituição”, afirmou Anacélia.

Contexto Histórico

A primeira palestra foi realizada pelo professor Francisco Haas, pró-reitor de Extensão, que representou o reitor Paulo Stumpf. Para contextualizar a criação da Dom Helder, em 2002, Francisco Haas apresentou a história da Companhia de Jesus e sua atuação no setor educacional. Atualmente, a rede Jesuíta possui mais de dois mil colégios e 200 universidades espalhadas em todo o mundo.

“A Dom Helder faz parte dessa rede e já é reconhecida como uma das melhores faculdades de Direito do Brasil. Recebemos conceito máximo em todas as avaliações, graças também ao empenho dos alunos, que abraçaram a Pedagogia Inaciana e a busca pelo Magis”, afirmou Francisco Haas.

O pró-reitor falou também sobre a Unidade II, localizada na Rua Álvares Maciel número 530, que será inaugurada neste mês. O espaço abrigará as atividades da Extensão da Escola, como o Ecos, o Afrodom, a Assessoria Jurídica, a Associação de Alunos e o Escritório Modelo. Dessa forma, o campus localizado em Casa Branca, no município de Brumadinho, será agora a Unidade III, um lugar fantástico que onde os calouros e alunos farão os encontros acadêmicos.

Administração

A programação contou também com fala da professora Cácia Stumpf, pró-reitora de Administração, que trouxe informações sobre o funcionamento dos diferentes setores da Escola e alguns eventos já programados para o semestre. Um deles será a inauguração do Espaço de Convivência, no 1º andar, que acontecerá após o Carnaval.

Nova metodologia

A nova Metodologia de Ensino, em processo de implantação, foi um dos temas em destaque no evento. Tanto que algumas turmas de veteranos foram convidadas para acompanhar as explicações, uma vez que neste semestre terão aulas nas salas tecnológicas, localizadas no segundo andar. “Esta metodologia é a última novidade com relação ao processo de ensino-aprendizagem e vocês terão o prazer desfrutá-la aqui na Dom Helder”, destacou a professora Anacélia. Em seguida, passou a palavra para o professor Adair Rocha, do Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), que deu prosseguimento à palestra.

De acordo com o professor, o principal objetivo da nova metodologia é promover o aprendizado por meio da maior atividade e engajamento discente, estimulando o estudante como sujeito ativo na construção no conhecimento. “O discente terá um dia de aula na nova metodologia e o outro dia de aula na metodologia tradicional, num formato híbrido. Por exigir uma participação ativa do discente, a distribuição de pontos das Avaliações Múltiplas será ampliada para 25 pontos”, explicou Adair.


 
Portal, CSI e Atlética

A recepção aos calouros contou ainda com palestras sobre o Portal Acadêmico, ministrada pelo professor Cristiano Lacerda, e sobre o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), ministrada pela professora Camila Martins. Fechando a programação, integrantes da Atlética Dom Helder falaram sobre a proposta da associação, de promover o esporte e o lazer, e as atividades já programadas para o semestre. 

EMGE

A segunda edição do evento, realizada no turno da noite, contou também com a participação dos calouros da Escola de Engenharia  (EMGE)  e da Dom Helder.