Por Rômulo Ávila 
Repórter Dom Total

A qualidade é o principal desafio do ensino superior do Brasil.  A observação foi feita pelo filósofo, professor da USP e ex-ministro da Educação (Governo Dilma Rousseff), Renato Janine Ribeiro, durante a abertura do I Seminário Discente Direito e Subjetividade, realizado por estudantes na tarde desta terça-feira no auditório da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

O seminário foi promovido pelos alunos do 3º período do Direito Integral sob a coordenação do professor Rogério Monteiro. Os estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos a  partir de obras acadêmicas e literárias. Antes, ouviram a palestra de Janine, que concedeu entrevista ao portal Dom Total sobre o ensino superior no Brasil, com foco no curso de Direito.

“O primeiro grande problema é a questão da qualidade, que nem sempre alcança o desejado. E o segundo é um problema mais ou menos de foco. O Brasil tem 1.100 faculdades de direito e o resto do mundo tem o mesmo número. Ou seja, o Brasil tem metade das faculdades de direito do mundo. Não há nada que justifique. Direito é uma área extremamente importante. Por isso mesmo deveríamos ter só faculdades que  fossem realmente boas”, disse o ex-ministro da Educação.

“Instrumentos legais para fechar um curso superior são extremamente difíceis. Ele tem de ser avaliado realmente como ruim em duas avaliações sucessivas. Depois, o governo tem que conseguir recolocar seus alunos em outra instituição”, pontuou Janine. 

CLIQUE AQUI, CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA E O ÁLBUM DE FOTOS!