Os professores Émilien Vilas Boas Reis e Rogério Fonseca Vieira convidam para o lançamento do livro ‘Degradação Ambiental: um diálogo entre Direito e Psicanálise’, que será realizado nesta sexta-feira (18), às 16h40, no auditório da Dom Helder. O professor Marcelo Rocha, que assina o prefácio da publicação, também participará dos debates.

“O livro aborda de maneira inédita no Brasil os fundamentos conceituais da psicanálise freudiana e suas possíveis relações com o Direito Ambiental. O seu valor está no fato de considerar o Direito Ambiental como um instrumento capaz de frear nossa pulsão de morte e tratar do respeito e garantia do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito humano fundamental, para além daquilo que comumente se encontra nos manuais”, afirma Marcelo Rocha.

De acordo com o professor, as reflexões propostas abrem novas perspectivas, além do senso comum acadêmico, capazes de iluminar a relação entre o ser humano, o meio ambiente e o Direito. “Trata-se de uma obra que traz novos subsídios para estudantes, professores e pesquisadores, e que tem uma contribuição de valor inestimável para o avanço do Direito e da educação ambiental no país, contribuindo para a criação de uma nova ética ambiental”, completa Marcelo.

O professor Paulo Stumpf, reitor da Dom Helder, também deixa suas impressões sobre o livro em texto de apresentação. Segundo ele, ao abordar a intervenção desrespeitosa na natureza a partir da chave de leitura ‘pulsão de morte’, os autores procuram ir à raiz, à causa primeira e fundamental da instrumentalização do meio ambiente e de tudo o que nele habita.

“A relação entre o Direito Ambiental e a psicanálise encontra, nesta busca, uma interdisciplinaridade fecunda de indagações e perspectivas, tão oportunas como urgentes. (...) Neste ano em que a Dom Helder celebra seu 15º aniversário, saudamos a publicação deste livro pela relevância de sua contribuição teórica e pela sua abordagem metodológica interdisciplinar”, destaca Paulo Stumpf.

Degradação Ambiental: um diálogo entre Direito e Psicanálise
Lançamento: 18/05/2018
Horário: 16h40
Local: auditório

Não é necessário realizar inscrição.

A participação valerá 2h de atividades complementares na área de Ensino.