A Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC) e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) lançam edital para a Aceleração de Projetos de Startups (APPS) no âmbito do Programa Startup DomLab. Denominada APPS DomLab, a atividade integra a área de Extensão e tem como objetivo desenvolver aplicativos eletrônicos para quatro iniciativas: o Projeto Egressos Dom Helder Câmara, o Movimento Ecos, o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) e o Projeto Exercícios Acadêmicos.

A execução dos trabalhos será supervisionada pelo Núcleo de Ensino Personalizado (NEP), coordenado pelo professor Rogério Márcio Fonseca Vieira. De acordo com o professor, o foco principal do Programa Startup DomLab é fomentar a cultura startup no âmbito da Dom Helder e da EMGE. “Com o APPS DomLab, estamos estimulando o desenvolvimento de aplicativos com essa finalidade. Serão selecionados projetos com ideias inovadoras de negócios, potencial de impacto social e viabilidade de execução”, afirma.

As equipes selecionadas terão suporte para desenvolvimento dos aplicativos e acesso à infraestrutura da Escola durante o programa de aceleração, de acordo com o edital. Também está prevista a participação em workshops de modelagem e validação para o aperfeiçoamento dos projetos. Na fase final dos workshops, será realizado o evento ‘Demo Day’, ocasião em que a banca examinadora avaliará as apresentações e anunciará os vencedores. A duração do APPS DomLab será de quatro meses, com término previsto para o dia 15 de dezembro. Confira o cronograma completo no edital!

Equipes

A composição da equipe varia de acordo com a área escolhida. Para o Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) e o Projeto Exercícios Acadêmicos, a equipe deverá ter no mínimo 2 e máximo 5 integrantes, com pelo menos 1 discente da ESDHC e 1 discente da EMGE. Para o Movimento Ecos, deverá possuir entre 3 e 5 integrantes, com pelo menos 1 discente membro ou egresso do Grupo de Pesquisa ‘Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impacto’, 1 discente da ESDHC e 1 discente da EMGE. Já para o Projeto de Egressos, são necessários de 3 a 5 integrantes, com pelo menos 1 discente ESDHC, 1 egresso da ESDHC e 1 discente da EMGE.
 
Pré-inscrição e inscrição

O período de pré-inscrição dos interessados terá início em oito de agosto e término no dia vinte e cinco de agosto de 2018, podendo ser prorrogado por ato da Comissão Executiva
O processo de candidatura inicia-se com a inscrição definitiva por meio do preenchimento e envio de formulário constante de aplicativo IOS e ANDROID, a ser oportunamente disponibilizado, por época da pré-inscrição, no site http://startupdom.com.br/.

O período de inscrição definitiva terá início em primeiro de setembro de 2018 e término no dia vinte e três de setembro de 2018.

Premiação

Os times vencedores e classificados em primeiro lugar em cada uma das áreas especificadas no edital, quatro no total, receberão uma premiação, em dinheiro, correspondente ao montante de R$10.000,00 (dez mil reais). A ESDHC e a EMGE também arcarão com o transporte, além da estadia, refeições e inscrições, para a participarão em Feira de Tecnologia e Startups no município de São Paulo.

Reuniões

Nos dias 2 e 7 de agosto a Comissão Executiva do Apps DomLab realiza um ciclo de debates com os coordenadores de cada projeto, afim de planejar as estratégias de divulgação dos desafios.

EDITAL APPS DOMLAB