Na próxima segunda-feira (12), às 19h, a Escola Superior Dom Helder Câmara e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) promoverão um meetup sobre Inteligência Artificial aplicada à Engenharia e ao Direito. O evento contará com dois palestrantes: o engenheiro Pablo Drumond, da IHM Stefanini Engenharia, e o professor Roberto Novaes, da Faculdade de Direito da UFMG.
 
Os interessados devem se inscrever gratuitamente na página do meetup. Veja abaixo os temas das palestras:
 
Predição de Sílica em uma Planta de Beneficiamento de Minério de Ferro
Pablo Drumond

Para atingir a qualidade desejada no concentrado da flotação, numa usina de mineração de ferro, o operador tomava decisões com latência mínima de 2 horas, o equivalente ao tempo para recebimento de resultados da análise laboratorial. Um tempo morto tão elevado, tornava difícil colocar a planta em regime quando ocorria uma variação na alimentação da flotação ou na qualidade desejada. Buscou-se construir um sensor virtual capaz de estimar o teor SiO2 e permitir a atuação do operador em um período mais curto. A alta variabilidade na alimentação, adicionada às dificuldades inerentes da predição envolvendo séries temporais tornaram o projeto singular. Foram aplicadas técnicas de mineração de dados e seleção de features em uma base de três meses abrangendo variáveis da Flotação e também da Deslamagem, e obtiveram-se entradas para elaboração de três modelos de Machine Learning: Random Forest, Gradient Boosted Trees e Multi Layer Perceptron. Entenda o que foi criado e os resultados no meetup!
 
Processamento de linguagem natural e suas aplicações no mundo do Direito
Roberto Vasconcelos Novaes
 
O que é processamento de linguagem natural – NLP – natural language processing? Em essência, é uma área de estudo transdisciplinar que une computação, linguística, estatística e inteligência artificial e que tem por objetivo fazer as máquinas "compreenderem" idiomas humanos. Possui inúmeras aplicações que cercam hoje as nossas vidas: tradutores automáticos, corretores de texto, reconhecimento de voz, chatbots, mineração de textos. No mundo jurídico, a maior parte das informações se encontra em textos redigidos em linguagem natural: leis, peças, contratos e sentenças. Nesta palestra apresentaremos as possibilidades geradas pela aplicação de algoritmos e métodos de NLP na prestação de serviços jurídicos e no seu uso pelo poder público.