As turmas de sexto período B e C, turnos manhã e noite, realizaram um projeto de pesquisa diferente neste semestre, com a adoção de metodologia ativa de aprendizagem. A atividade foi proposta pela professora Taciana Nogueira de Carvalho Pieroni, que ministra a disciplina Direito do Trabalho I para as turmas. “Os alunos organizaram-se em grupos e tiveram que produzir um breve vídeo de 5 a 10 minutos sobre a Reforma Trabalhista, no qual o formato adotado foi por livre escolha de cada grupo. Poderiam fazer um vídeo com entrevistas, simulações de programas de TV, simulação de debates, entre outros”, explica a Taciana.
 
De acordo com a professora, foram apresentados formatos variados, com a predominância da busca de autoridades do mundo jurídico trabalhista para serem entrevistados e manifestarem suas percepções sobre o tema proposto. “Destaco que professores da própria Dom Helder foram procurados para gravarem os vídeos e opinarem. Foram ouvidos os professores Marcelo Baltar, Bruno Hazan, Tiago Loures, Desembargador Newton Teixeira, dentre outros. Em alguns vídeos, os grupos apresentaram opiniões de especialistas favoráveis e contrários à reforma”, conta Taciana.
 
Na avaliação da professora, a atividade foi um grande sucesso pelo envolvimento das turmas, a criatividade e a qualidade dos vídeos. Os alunos também aprovaram a iniciativa. “Gostamos do formato proposto. Desenvolve nossa capacidade de trabalhar em grupo e nossa criatividade para expor o aprendizado”, afirma a aluna Cláudia Guerra. Segundo ela, a realização do trabalho mudou a percepção do grupo sobre o tema, uma vez que foi possível analisar pontos negativos e positivos da Reforma.

Confira as fotos: