Por Thiago Loures

Uma vez concluídos os diagnósticos, tonou-se possível que cada escola compreendesse melhor quais os principais problemas que podem ser trabalhados por meio do Movimento EcoDom 2019.

Deste modo, o mês de maio foi marcado pela elaboração da segunda tarefa: detalhamento do projeto, aliado à sua sensibilização e divulgação. Sobre o projeto, foi importante familiarizar os alunos com o passo a passo metodológico de um projeto de pesquisa. Após a elaboração do diagnóstico, os alunos deveriam identificar o problema a ser enfrentado no projeto; por meio de hipóteses, discutir quais as possíveis soluções para resolver o problema proposto; determinar os objetivos, destacando as possíveis ações para alcançar bons resultados; e por meio da metodologia, explicar de que forma o projeto será desenvolvido.

Toda essa estrutura teórica é fundamental para elaboração de um projeto sério, que objetiva a melhoria da realidade das escolas públicas estaduais, porém nada disso é útil se não houver a conscientização da comunidade escolar.