O Grupo de Iniciação Científica Direito dos Refugiados (GIDIR), coordenado pela professora Mariza Rios, promoveu a oficina ‘Direito como Ferramenta de Inclusão Social’ no último sábado (14), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet). O evento contou com a participação de 20 refugiados, que compartilharam experiências de vida no Brasil, além de suas percepções quanto a receptividade, acolhimento e pertencimento no país. “Ao final, houve a elaboração de um Estatuto, no qual os refugiados ‘decretavam’ aquilo que compreendiam como direito e dever de todos e ‘proibiam’ aquelas condutas que deveriam ser erradicadas”, contam os integrantes do GIDIR.
 
Segundo eles, a ideia é realizar outras edições da oficina, posto que o trabalho do grupo está em andamento e aperfeiçoamento. Por meio dele, surgiu a oportunidade de conhecer e levar um pouco de conhecimento jurídico, empatia e alteridade para os refugiados – um público hipervulnerável. “Dessa forma, para além de captar percepções que nos auxiliarão na construção de uma pesquisa acadêmica e científica, espera-se que o projeto permita que pessoas minorizadas alcancem um mínimo de emancipação, de independência, a fim de que possam conhecer seus direitos para lutar por eles e fazer do Brasil mais que um lugar de refúgio, mas um lugar de pertencimento, de esperança; um lar”, afirmam os estudantes.
 
Histórico
 
O GIDIR desenvolve, desde o início do mês de julho de 2019, mais uma etapa da pesquisa. A segunda fase do trabalho relaciona-se a uma atividade empírica, a qual abrange o contato e engajamento com refugiados, migrantes e deslocados forçados, bem como agentes públicos e ONGs interessadas.
 
No dia 26 de agosto, o grupo realizou um seminário de validação da pesquisa, no qual os questionários da pesquisa de campo foram submetidos ao crivo do Grupo de Estudos Migratórios: acolhimento, linguagens e políticas (GEMALP), equipe que mantém parceria institucional com o grupo desde o ano passado.

Confira as fotos da oficina realizada no último sábado (14):