Fotos Arquivo Pessoal

Grupo de Estudos em Direito Civil (Gedic) da Dom Helder conquistou o vice-campeonato na VI Olimpíada do Conhecimento Jurídico, promovida pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). A competição aconteceu na Escola Paulista da Magistratura, em São Paulo, e reuniu as 12 melhores equipes universitárias de Direito Civil. Os alunos foram avaliados nas seguintes modalidades: Sustentação Oral, Redação Jurídica, Conhecimento Doutrinário, Conhecimento Jurisprudencial e Conhecimento Legislativo.

Ao todo, o grupo da Dom Helder conquistou 15 medalhas, obtendo empate técnico com a equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O critério de desempate previsto no edital conferiu o primeiro lugar à universidade carioca. O segundo lugar geral, contudo, coloca a Dom Helder entre as melhores faculdades do país, inclusive na frente de universidades federais.

“O resultado mostra que a Dom Helder tem conferido aos estudantes uma formação bem completa e de alto nível. A competição, por si só, é muito importante para os estudantes. Empatar em primeiro lugar, ficar em segundo apenas por critério de desempate, é algo histórico! Nenhuma universidade mineira havia conseguido isso, e revelou nossa grande capacidade de formar ótimos juristas”, afirmou o professor Renato Campos, que coordena o Gedic juntamente com o professor Élcio Nacur.

Gedic

O grupo disputou a IV Olimpíada com a seguinte formação: Ana Tereza Costa Rocha (Conhecimento Jurisprudencial e Doutrinário), Filipe Henrique Lopes dos Santos (Redação Jurídica e Conhecimento Doutrinário), Gabriel Machado de Paula (Redação Jurídica), Isabela Arcanjo Teixeira (Conhecimento Legislativo), Lígia Maria Alves Siqueira (Conhecimento Legislativo e Doutrinário), Paloma Cristine Galvão Cardoso (Conhecimento Jurisprudencial e Sustentação Oral) e Thiago Diniz Vial (Conhecimento Doutrinário e Sustentação Oral).

Os estudantes conquistaram medalhas de ouro nas modalidades de Conhecimento Jurisprudencial e Conhecimento Doutrinário. Obtiveram também medalha de prata na modalidade de Redação Jurídica, que foi corrigida pelo doutrinador Carlos Roberto Gonçalves e pelo professor Rodolpho Barreto Sampaio Júnior, procurador do estado de Minas Gerais. As alunas Isabela Arcanjo e Lígia Maria receberam menção honrosa pela conduta límpida e honesta durante a prova de Conhecimento Legislativo.

“Somos campeões! Pela experiência, pelo conhecimento, postura, amizade e união. Com certeza vamos levar isso para a vida. Orgulho de fazer parte deste time. Agradecimentos especiais aos professores Renato Campos e Élcio Nacur, pelo suporte e os ensinamentos dos últimos meses”, afirmou a aluna Paloma Cristine Galvão Cardoso.

Equipe GEDIC no final da Competição.
Equipe GEDIC no final da Competição.
Delegação da Dom Helder.
Delegação da Dom Helder.
Premiação de conhecimento Jurisprudencial.
Premiação de conhecimento Jurisprudencial.
Premiação Redação Jurídica.
Premiação Redação Jurídica.
Saldo de medalhas: 15 premiações para a Dom Helder.
Saldo de medalhas: 15 premiações para a Dom Helder.