No último sábado (9), as turmas do primeiro período de Direito (manhã e noite) realizaram mais uma edição do Tribunal de Júri Simulado. O evento, promovido pelo Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI) e coordenado pela professora Maria Carolina Reis, faz parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Português. Com a presença de familiares e amigos dos estudantes, a simulação deste semestre teve debates de alto nível e decisão apertada. 

Para iniciar os trabalhos, a professora Maria Carolina esclareceu os objetivos e procedimentos da simulação para a plateia: “Sabemos que as simulações têm sido um dos recursos de aprendizagem mais utilizados nas instituições de ensino do mundo inteiro e a Dom Helder tem se destacado neste cenário”. Lembrou também aos alunos que “o Tribunal de Júri é um exercício e que nosso foco aqui é colocar em prática a Pedagogia Inaciana, trazendo para vocês essa oportunidade de autonomia e protagonismo discente. É um exercício de argumentação, mas é também um exercício de gerenciamento das relações, que não são fáceis. Sobretudo, é uma oportunidade de vocês darem o máximo de si, que é o Magis, a essência da nossa escola. Agradeço a cada um pelo empenho. Sabemos que é um grande desafio que propomos, mas só fazemos isso porque acreditamos na competência e no preparo de vocês”.

O caso simulado envolvia o homicídio de um jovem de 18 anos cometido por sua colega. O crime teria ocorrido no pátio da escola. A turma da manhã atuou como Ministério Público e argumentou que a ré havia premeditado o crime com motivação passional. Já a turma da noite, em defesa da ré, construiu sua tese baseada no fato de que a ré sofria bullying praticado pela vítima e que esta a havia agredido e ameaçado de morte no dia anterior ao crime. Depois de um desempenho espetacular das turmas, com testemunhas e a ré muito bem preparadas, assim como promotores e advogados com ótima oratória e retórica, os jurados, em decisão apertada (4 a 3), absolveram a ré.

Encerrada a sessão, a coordenadora parabenizou as duas turmas pelo excelente trabalho e convidou todos a continuarem nesse universo das simulações, participando das excelentes oportunidades que a Dom Helder, por meio do CSI, proporciona aos seus estudantes.

Confira as fotos: