Patrícia Almada

A equipe de estudantes da Dom Helder Escola de Direito foi campeã do primeiro simulado internacional do Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR), principal entidade no Brasil de fomento e incentivo às pesquisas e as atividades relacionadas ao Direito do Mar no Brasil. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro na sede da instituição, em Belo Horizonte.

O time da Dom Helder foi treinado pelo o professor de Direito Internacional Ambiental André de Paiva Toledo. As oradoras foram Ana Clara Fernandes Alves e Raquel Luiza Borges Barbosa e os observadores foram Clarice Lopes Antunes Fiqueiredo, Daniel Lucio Reis Alves, Izabela Saralha Friguetto e Maria Cecília de Moura Mota. Participaram do torneio estudantes da Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia para os dois dias de julgamento. Os grupos se enfrentaram perante a juízes internacionais, além de contar com a participação do magistrado paraguaio, integrante do Tribunal do Direito do Mar na Alemanha, Óscar Sarubbi.

A simulação consistiu em duas etapas. Na primeira, os times fizeram um memorial e enviaram ao Tribunal Internacional do Direito do Mar. Na segunda etapa, ocorrida na Dom Helder, as equipes fizeram a defesa. Além da vitória, a instituição foi premiada com o melhor memorial escrito da parte ré e uma das alunas, Ana Clara Fernandes, recebeu o prêmio de segunda melhor oradora.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA E O ÁLBUM DE FOTOS!